quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Município de São João de Meriti

Por: Ana Raquel Pereira da Silva, Laís Boto Xavier, Jardel Oliveira Junior, Pâmela Suelen Pereira, Rodolpho William Lucena e Thaís Boto Xavier.

Engenhos de ontem, cidades de hoje.

(Mapa1.Fonte: SIMÕES, Manoel Ricardo. Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense. pág.16)

Segundo Souza (1998), o início do povoamento do atual município de São João de Meriti se deu a partir da segunda metade do séc. XVI, com a chegada dos colonizadores. No século XVIII iniciou-se a divisão das terras por cartas de sesmarias. Os sesmeiros ocupavam terras com objetivo de realizar agricultura, principalmente cana-de-açúcar e café, muitas delas com mão-de-obra escrava.
A comercialização dos produtos se dava por vias fluviais. A navegação exerceu um papel fundamental na economia das terras de São João de Meriti, por apresentar em sua área os rios Meriti e Sarapuí. No ano de 1828, ocorre a abertura do canal da Pavuna, que era um prolongamento do rio Meriti, buscando favorecer os fluxos comerciais da região. As principais fazendas foram a dos Teles (que atualmente dá nome ao Distrito) e Engenho de São Matheus.
No século a Fazenda dos Teles aparece como Engenho de propriedade do Comendador Pedro Antonio Telles Barreto de Menezes, que se destacava como um dos grandes produtores de açúcar e aguardente. (SOUZA, Sinvaldo,1998 4,5.)

De acordo com Valente (1998), em 1910 os trilhos da linha auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil chegaram à freguesia de São João de Meriti, para urbanização da freguesia e povoamento nas áreas próximas as vias “...os trens foram responsáveis pela rápida transformação de freguesias que, até então se mantinham exclusivamente rurais.” (Abreu. 2013. Evolução Urbana do Rio de Janeiro)”

Emancipação de São João de Meriti
Com base em Torres (1998) que descreve os acontecimentos que corroboram para a emancipação político administrativo do município de São João de Meriti, podem-se destacar fatores de importância local e nacional, realizando um recorte histórico para os aspectos, sociais, políticos e econômicos para uma melhor compreensão de prisma a nível global. Segundo o autor (TORRES,1998), os pensamentos de liberdade e emancipação eram como um atentado político e praticamente um sonho, pois vivenciava um período centralizador, autoritário e intervencionista comandado ainda por Getúlio Vargas.

Ainda com base em Torres (1998) a crise de 1929 gerando instabilidade econômica, o fim da II Guerra Mundial; o governo de Getúlio Vargas, o processo de independência de diversos países da América Latina; a queda dos governos totalitários (nazismo e fascismo) entre outros movimentos da política nacional e internacional podem ter contribuído para desencadear o processo de emancipação do município de São João de Meriti, que ocorrei em 21 de agosto de 1947, quando a emancipação político-administrativo do município de São João de Meriti deu origem ao município desmembrado de Nilópolis e Duque de Caxias.


(Instalação oficial do município de São João de Meriti. Praça da Matriz 21 de agosto de 1947) - http://meriti.rj.gov.br/sjm/fotos/)

 Segundo Simões (2011), um dos fatores que intensificou o processo de urbanização da cidade foram a construção de diversas vias, sendo as principais: i) BR 116 (Via Dutra) que promoveu intensificação da ocupação para fins de negócios, com a ligação do estado do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo possível a construção de parques logísticos, concessionarias de automóveis, Hotéis, Shopping Grande Rio e a Via Show; ii)  Av. Automóvel Clube que liga o centro do munícipio ao Distrito de Vilar dos Teles, que possui uma importância econômica e política, além de, ao longo do seu percurso possuir um polo de revenda de automóveis e, iii) a Via Light por ligar alguns municípios: Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Belford Roxo.

(Mapa 2. Fonte: SIMÕES, Manoel Ricardo. Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense. pág.124)

Villar dos Teles
Villar dos Teles é um distrito de grande importância para o município, tanto no que se relaciona à questão econômica, quanto política e histórica, tanto que abriga a sede da prefeitura de São João. “Vale lembrar também de que a transferência da sede da prefeitura para este bairro contribuiu para esse desenvolvimento acima do apresentado pelo centro de São João”. (SIMÕES. 2011. Ambiente e Sociedade na Baixada Fluminense)



Inauguração da sede própria da Prefeitura Municipal de São João de Meriti em Vilar dos Teles,1970.
Fonte:  site da Prefeitura Municipal de São João de Meriti.



Prefeitura Municipal de São João de Meriti, 2014. Foto: Laís Bôto
 
 O processo de favelização do município.
O adensamento da malha urbana no município do lócus em questão deu-se de forma desordenada, onde a população de menor poder aquisitivo ocupou as áreas menos propícias às condições para habitação. Dentro destes aspectos, ressaltaram-se as áreas próximas aos rios e encostas, iniciando-se assim o processo de favelização no município, destacado por Simões (2011) “(...) em São João elas se localizam, em geral nas margens dos rios e servem de limite municipal”. As favelas que são descritas acima faz referência aos limites municipais com os rios: Sarapuí e Meriti-Pavuna.

Questões culturais no município
 Há diversas atividades no município muitas são oferecidas pela comunidade como: rodas de rap e samba, bailes, festas de padroeiros; encontros em polos culinários e praças, além de atividades proporcionadas pelo Centro Cultural do município.
O encontro da população nas praças é descrito em um dos poemas do poeta meritiense Lazana Lukata, onde também faz uma crítica ao estado dos rios da cidade.
“Os meritienses vão chegando em bandos
E das  dezessete e quarenta em diante
a praça se enche de conversa e pássaros.
Ao largo a morte pinica:
O braço do rio engessado de garças.”
(LUKATA, Lazana. 2011,pág.:39)

Bibliografia:

1-    ABREU, Maurício de Almeida. A evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP, 2013.
 2-    LUKATA, Lasana. Exercício de Garça. São João de Meriti, RJ: Íthaca Edições, 2011.
3-    SIMÕES, Manoel Ricardo. Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense. Mesquita: Editora Entorno, 2011.

4-    SOUZA, Sinvaldo do Nascimento. Engenhos de ontem cidades de hoje. In: Memória. Órgão de divulgação sobre a história da Baixada Fluminense – Nº1- Edição trimestral, 1998.

5-    TORRES, Gêneses Pereira. São João de Meriti- Emancipação I. In: Memória. Órgão de divulgação sobre a história da Baixada Fluminense-Nº1-Edição trimestral,1998.

6-    VALENTE, Armando. Um pioneiro esquecido. In: Memória. Órgão de divulgação sobre a história da Baixada Fluminense- Nº1- Edição trimestral, 1998.

Sites

1-    Prefeitura municipal de São João de Meriti: http://meriti.rj.gov.br/sjm/fotos/. Visualizado entre agosto e dezembro de 2014.

Trabalho de geografia urbana sobre São João de Meriti.

Feito por: Ana Raquel Pereira da Silva, Laís Boto Xavier, Jardel Oliveira Junior, Pâmela Suelen Pereira, Rodolpho William Lucena e Thaís Boto Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário